Quem Somos




O CENTRO TERRITORIAL DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL DE VITÓRIA DA CONQUISTA, se propõe a promover uma educação em conformidade com a atualidade, buscando não apenas instruir os educandos, mas prepará-los para a cidadania e o mundo do trabalho. Oferece cursos profissionalizantes, os quais são pautados em alguns dos ensinamentos de grandes mestres do saber:


“ Não se pode falar de educação sem amor.” ( Paulo Freire)

“ Sem a curiosidade que me move, que me inquieta, que me insere na busca, não aprendo nem ensino.” ( Paulo Freire)

“ Mestre não é quem sempre ensina, mas quem de repente aprende.”(Guimarães Rosa)

                                                                      



Desenvolvimento do projeto de intervenção 
 2010 a 2011

Quadro 1 – Ações planejadas e realizadas na intervenção
Ação
Responsável (is)
Problemas encontrados na execução da ação e estratégias de intervenção
-Reunião com a equipe gestora, os professores, funcionários, representantes de pais, alunos e comunidade local para discutir a proposta pedagógica da escola em relação à reestruturação do PPP.
-Direção, vice direção e articuladores do Ensino Médio Integrado
-Dificuldade com a distância da escola, pois fica fora do da área urbana, bem como o  tempo disponível citado pela comunidade escolar.

- Como intervenção, marcamos a reunião para o final da tarde onde o fluxo de ônibus é mais intenso.
-Após a análise dos dados, reunião com o Conselho escolar e professores para  estudo do PPP existente  e planejamento para a reestruturação do mesmo 



Direção, vice direção e articuladores do Ensino Médio Integrado
- Falta de uma participação efetiva no trabalho coletivo, no momento de socializar as idéias, críticas e sugestões.

-Como intervenção, apresentamos alguns trabalhos coletivos realizados na escola para incentivar a participação e convidamos um professor da escola que é músico para cantar e acalorar a reunião.
- No momento dos Acs, reunião com os professores por área, para fazer um levantamento das necessidades dos cursos técnicos em relação a livros, material pedagógico e tecnológico.
Direção, vice direção, professores, e articuladores e orientadores de estágio dos cursos técnicos.
- Articular o horário dos professores do ensino médio com dos professores da área técnica.


-Como intervenção, montar um cronograma de horário que reúna um número razoável de professores do ensino médio e técnico.




Quadro 2 – Ações planejadas e não realizadas na intervenção
Ação
Responsável (is)
Motivos pelos quais a ação não foi realizada

Reunião para planejar novos planos de ação na conjuntura da Educação Profissional: articulação entre as disciplinas da Formação Técnica Específica e as da Base Nacional Comum.

Direção, Professores e funcionários.

- Desenvolvimento da feira de Educação profissional com mostras dos cursos técnicos que tomou muito tempo da comunidade escolar.
- Ação prevista para ser realizada em março de 2011.

                         Quadro 3 – Ações não planejadas e realizadas na intervenção
Ação
Responsável (is)
Recurso(s) necessário(s)
Como esta ação pode contribur para alcançar o objetivo da intervenção?

Aulas de reforço na disciplina de matemática.
 Professores de matemática e alunos daUESB.
 Estante, projetor de slides, régua , caderno, lápis
-Maior aprendizagem.
- Menor reprovação


FOTO DA REUNIÃO
              


               
Ações desenvolvidas ou a serem desenvolvidas para a revitalização do Conselho escolar


§        Revitalização do Conselho Escolar;
§        Seminário;
§        Promoção de encontros com a comunidade escolar;
§        Eleição do Conselho escolar;
§        Promoção de encontro formativo com  o conselho escolar;




CRONOGRAMA DAS AÇÕES


Detalhamento das Ações
Período

 Mobilização do comunidade escolar para revitalização do conselho: convocação os segmentos representativos do âmbito escolar, bem como representantes do poder público, área rural e comercial, associações, movimentos sociais, comunidade local, Direc e o coordenador do território,  através de faixas, cartazes e  carta/convites para participar da reunião.


Maio -2010
Reunião com a comunidade para apresentação de seminário expondo os fundamentos teóricos sobre a  revitalização e ampliação do Conselho escolar de acordo a nova realidade da escola na perspectiva da educação profissional e da lei.
Junho -2010
Reunião com a comunidade escolar para apresentar a nova proposta pedagógica da escola na concepção da educação profissional, a exemplo da reformulação do  PPP e para a apresentação dos candidatos e formação de chapas   na ampliação e revitalização do Conselho.
Julho 2010
 Eleição para formação dos membros conselheiros
Novembro 2010
Convocar os segmentos do conselho para participarem de encontros formativos.
Dezembro 2010

Encontro interativo com os representantes do conselho no intuito de consolidar o processo de implementação do Conselho Escolar através da posse.
Fevereiro 2011
 Reunião com todos os segmentos representativos para publicação e apresentação a comunidade os representantes legais do conselho.
Março 2011






FOTO DA REUNIÃO