Perfil da comunidade

A comunidade do CETEP é bem diversificada, pois as famílias dos alunos são de várias classes econômicas, culturais e sociais, de diversos bairros da cidade, do entorno da escola, de assentamentos vizinhos e também de outras cidades. A parceria, os laços firmados e a credibilidade com a instituição é fundamental para o desempenho das ações pedagógicas.
            A comunidade mais próxima ao entorno da escola (local) é uma vila chamada Parque Imperial com aproximadamente 400 famílias com uma infra-estrutura difícil a exemplo de saneamento básico e segurança. Está localizada bem próxima a Universidade do Sudoeste da Bahia - UESB  onde a maioria de seus moradores trabalha no campus da Universidade como prestadores de serviço temporário.
A população do bairro é de baixa renda e a religião predominante é a católica. Tem um bom relacionamento com a escola e os jovens que estudam, são alunos da nossa escola ou da escola da prefeitura, localizada na UESB, próximo ao bairro. O acesso aos serviços públicos sociais é difícil, mas tem água tratada (embasa) e iluminação elétrica.          
A creche da universidade não é para todas as famílias, só para os funcionários que trabalham no campus. Os outros serviços como hospital, eles tem que se deslocarem para o centro da cidade ou bairros vizinhos. A comunidade é caracterizada como zona rural, mas não tem espaço para a agricultura nem a pecuária. O comércio é bem pequeno e a maioria das atividades dos residentes é desenvolvida na sede, indefinindo o perfil dos moradores quanto a sua identidade de moradia (nem rural nem urbana).