O CENTRO TERRITORIAL DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL DE VITÓRIA DA CONQUISTA, se propõe a promover uma educação em conformidade com a atualidade, buscando não apenas instruir os educandos, mas prepará-los para a cidadania e o mundo do trabalho. Oferece cursos profissionalizantes, os quais são pautados em alguns dos ensinamentos de grandes mestres do saber:
“ Não se pode falar de educação sem amor.” ( Paulo Freire)
“ Sem a curiosidade que me move, que me inquieta, que me insere na busca, não aprendo nem ensino.” ( Paulo Freire)
“ Mestre não é quem sempre ensina, mas quem de repente aprende.”(Guimarães Rosa)
Desenvolvimento do projeto de intervenção
2010 a 2011
Quadro 1 – Ações planejadas e realizadas na intervenção
Ação
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Responsável (is)
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Problemas encontrados na execução da ação e estratégias de intervenção
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-Reunião com a equipe gestora, os professores, funcionários, representantes de pais, alunos e comunidade local para discutir a proposta pedagógica da escola em relação à reestruturação do PPP.
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-Direção, vice direção e articuladores do Ensino Médio Integrado
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-Dificuldade com a distância da escola, pois fica fora do da área urbana, bem como o tempo disponível citado pela comunidade escolar.
- Como intervenção, marcamos a reunião para o final da tarde onde o fluxo de ônibus é mais intenso.
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-Após a análise dos dados, reunião com o Conselho escolar e professores para estudo do PPP existente e planejamento para a reestruturação do mesmo
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Direção, vice direção e articuladores do Ensino Médio Integrado
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- Falta de uma participação efetiva no trabalho coletivo, no momento de socializar as idéias, críticas e sugestões.
-Como intervenção, apresentamos alguns trabalhos coletivos realizados na escola para incentivar a participação e convidamos um professor da escola que é músico para cantar e acalorar a reunião.
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- No momento dos Acs, reunião com os professores por área, para fazer um levantamento das necessidades dos cursos técnicos em relação a livros, material pedagógico e tecnológico.
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Direção, vice direção, professores, e articuladores e orientadores de estágio dos cursos técnicos.
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- Articular o horário dos professores do ensino médio com dos professores da área técnica.
-Como intervenção, montar um cronograma de horário que reúna um número razoável de professores do ensino médio e técnico.
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Quadro 2 – Ações planejadas e não realizadas na intervenção
Ação
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Responsável (is)
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Motivos pelos quais a ação não foi realizada
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Reunião para planejar novos planos de ação na conjuntura da Educação Profissional: articulação entre as disciplinas da Formação Técnica Específica e as da Base Nacional Comum.
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Direção, Professores e funcionários.
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- Desenvolvimento da feira de Educação profissional com mostras dos cursos técnicos que tomou muito tempo da comunidade escolar.
- Ação prevista para ser realizada em março de 2011.
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Quadro 3 – Ações não planejadas e realizadas na intervenção
Ação
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Responsável (is)
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Recurso(s) necessário(s)
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Como esta ação pode contribur para alcançar o objetivo da intervenção?
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Aulas de reforço na disciplina de matemática.
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Professores de matemática e alunos daUESB.
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Estante, projetor de slides, régua , caderno, lápis
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-Maior aprendizagem.
- Menor reprovação
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FOTO DA REUNIÃO
Ações desenvolvidas ou a serem desenvolvidas para a revitalização do Conselho escolar
§ Revitalização do Conselho Escolar;
§ Seminário;
§ Promoção de encontros com a comunidade escolar;
§ Eleição do Conselho escolar;
§ Promoção de encontro formativo com o conselho escolar;
CRONOGRAMA DAS AÇÕES
Detalhamento das Ações
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Período
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Mobilização do comunidade escolar para revitalização do conselho: convocação os segmentos representativos do âmbito escolar, bem como representantes do poder público, área rural e comercial, associações, movimentos sociais, comunidade local, Direc e o coordenador do território, através de faixas, cartazes e carta/convites para participar da reunião.
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Maio -2010
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Reunião com a comunidade para apresentação de seminário expondo os fundamentos teóricos sobre a revitalização e ampliação do Conselho escolar de acordo a nova realidade da escola na perspectiva da educação profissional e da lei.
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Junho -2010
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Reunião com a comunidade escolar para apresentar a nova proposta pedagógica da escola na concepção da educação profissional, a exemplo da reformulação do PPP e para a apresentação dos candidatos e formação de chapas na ampliação e revitalização do Conselho.
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Julho 2010
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Eleição para formação dos membros conselheiros
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Novembro 2010
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Convocar os segmentos do conselho para participarem de encontros formativos.
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Dezembro 2010
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Encontro interativo com os representantes do conselho no intuito de consolidar o processo de implementação do Conselho Escolar através da posse.
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Fevereiro 2011
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Reunião com todos os segmentos representativos para publicação e apresentação a comunidade os representantes legais do conselho.
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Março 2011
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FOTO DA REUNIÃO